4.1.08

Espaços que a natureza nos deu : uma boca e dois ouvidos.


Gianluca Folì (pormenor)

O ruído faz pouco bem, o bem faz pouco ruído.

Francisco de Sales

A frase leva-nos mais para o facto da maioria das acções espampanantes serem pouco fecundas, sendo que, os gestos discretos e silenciosos são aqueles que na realidade transformam as vidas positivamente.

No entanto, hoje, a frase surgiu-me mais a propósito de termos dois ouvidos e apenas uma boca. Lembrei-me que frequentemente "ouvimos" bastante mal e que são mais que muitas as vezes em que nos esquecemos de exercitar esta capacidade tão preciosa.

Para ouvir de verdade é preciso estarmos abertos a quem fala e, de algum modo, dispostos a acolher aquele está à nossa frente.

A não termos por antecipação a resposta pronta mesmo antes da outra pessoa terminar a frase. A não acharmos que o que temos para dizer é mais importante e interessante do que o que estamos a receber. A não nos defendermos ou atacarmos com a nossa pretensa superioridade.

Fico a pensar na necessidade de trabalharmos a riqueza genuína que transportamos por dentro, de reconhecer que sabemos apenas algumas coisas poucas e que, com a nossa atenção, podemos aprender constantemente.

Fico a pensar que assim perceberíamos que afinal não somos nós os tais maiores e melhores de sempre. Que passaríamos a ouvir com qualidade as palavras dos outros e que, quem sabe até, ficássemos aptos a escutar os seus silêncios.

1 comentários:

un dress disse...

sim...como seria lindo

se nos calássemos um pouco e

apurássemos

os outros sentidos de(a) vida!



:)