7.3.08

A solidariedade é um espaço superior

(...)

Até hoje dificilmente o Homem tem cultivado a solidariedade. Ele é solidário apenas na dor, e a solidariedade na dor não é a forma mais elevada de solidariedade.

... tal solidariedade (na dor) é muito limitada. Deveríamos ser solidários com a vida na sua totalidade, não apenas na dor e na doença, mas também na alegria, na saúde e na liberdade.

... Qualquer um se pode sentir solidário na dor sofrida por uma amigo, mas é preciso uma natureza muito superior... para se sentir solidário no êxito alcançado por um amigo.

(...)

Oscar Wilde

3 comentários:

s. disse...

mais do que todos poderem ler era bom que todos interiorizassem esta passagem. e mais do que ser solidário na tristeza e na alegria há que o ser para o amigo e para o desconhecido.

Anónimo disse...

Estou solidário contigo por este, cada vez mais, extraordinário espaço. E por essa razão não te digo quem sou. Vejo que pelo outro lado, há vezes que sentimos que ninguem entende a nossa dor, como isso fosse o que apenas esperamos dos outros. Torna-se perverso porque podemos chegar ao ponto de não nos levantarmos e reargimos das adversidades porque, precisamente, aqueles que nos conhecem melhor são os que temos mais receio de não acreditarem em nós quando, que ainda tropegamente, nos animamos a proseguir. Ou seja, pensar que aqueles que mais amamos, perdem a esperança em nós devolve-nos ao ponto de partida onde temos de voltar para eliminar essa força negativa. Quem me dera que o digo agora ganhe efectivamente raízes, que não o esquça, que não o esqueça, que não o esqueça...Foi um bocadinho de mais!

Andreia disse...

É bem verdade. Só se é verdadeoramente amigo quando se fica feliz pelas vitórias do outro...