24.9.07

grandes pintores wh : espaço janela




Winslow Homer

Já há muito tempo associo Esperança a portas e a janelas.

Janela: abertura na parede de um edifício, acima do pavimento, para deixar entrar o ar e a luz, para deixar entrar o que esperamos; abertura por onde se faz uma ligação, se estabelece uma comunicação ou que serve para ver do outro lado, por onde de par em par acolhemos o que queremos ou o que vier; sinal de quem está atento para tudo o que chegar.
Porta: abertura para dar entrada ou saída, por onde há movimento; em que se aguarda activamente, em que se parte - se necessário - para o que se espera; sinal de que tudo deve estar a postos para permanecer parado ou começar a correr.

As pinturas de Winslow Homer que retratam as mulheres a aguardar ansiosamente os barcos que se demoram, fazem-me pensar em janelas.

Quanto a mim, não estou em maré de abordar a Esperança muito a fundo. Seria demasiado ilegível... Fico apenas a pensar onde me situo com mais frequência, se numas, se noutras...

4 comentários:

Plum disse...

Fantásticas pinturas!A espera esperançosa!***

eyeshut disse...

Esperança... que não quer forçosamente dizer esperar, mas acreditar.... e podemos acreditar abrindo a porta, escancarando as janelas, pousando os olhos na paisagem ou mesmo correndo em direcção ao futuro quase a chegar...*

Dalaila disse...

Janelas abertas...onde as portas espreitem... e nos possamos expandir e entrar ou sair.....

blue disse...

obrigada cometa 2000...

:)