14.11.08

A festa no espaço

- Preciso de te pedir um favor. Quero que me dês licença para eu organizar uma festa: uma festa aqui no jardim, uma festa de flores igual às festas dos homens.

– Uma festa igual à dos homens? Mas para quê? Nós não precisamos de mais festas. Para nós tudo é uma festa: é uma festa o orvalho da manhã, é uma festa a luz do sol, é uma festa a brisa da tarde, é uma festa a sombra da noite. As flores não precisam de outras festas. E eu também não.

- Uma festa para nos divertirmos - respondeu o gladíolo.

- Não somos homens - disse o Rapaz de Bronze - , pareces a Dona da Casa. Ela não sabe passear no jardim, nem repara na brisa da tarde, nem olha para as estrelas da noite. Só quer festas com muitas pessoas e com muito barulho. Quando está sozinha murcha!

- Se eu não for a uma festa fico muito infeliz! Deixa-me organizar uma festa.

Então o Rapaz de Bronze viu que o Gladíolo estava com um ar muito melancólico e amachucado e teve pena dele e disse.

- Não estejas triste. Endireita as tuas pétalas. Podes fazer a festa.

Sophia de Mello Breyner

0 comentários: